2 de outubro de 2025
O Ministério da Saúde anunciou recentemente a ampliação da idade recomendada para a realização da mamografia, que agora deve ser feita a partir dos 40 anos. Essa mudança tem como objetivo fortalecer o diagnóstico precoce, medida essencial na luta contra o câncer de mama.
No entanto, a cidade de Castelo já era pioneira nesse cuidado. Desde 2022, o município se antecipou à recomendação nacional ao adquirir um mamógrafo digital de última geração.
Com esse investimento, a Prefeitura de Castelo garantiu às mulheres castelenses acesso facilitado e de alta precisão ao exame. Em três anos, o Centro de Imagens do Hospital Municipal de Castelo (HMC) comprovou o impacto dessa iniciativa: foram realizadas 3.354 mamografias e 1.017 ultrassonografias mamárias.
Esse avanço na saúde da mulher reforça o compromisso do município com o diagnóstico precoce, a principal estratégia para reduzir a mortalidade causada pelo câncer de mama. Com tecnologia moderna e uma equipe altamente capacitada, Castelo se consolida como referência em prevenção e cuidado.
Se você tem 40 anos ou mais, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa e solicite o exame. Cuidar da saúde é um gesto de amor consigo mesma e com quem você ama.