FECHAR
Fé, Arte e Tradição: Festa de Corpus Christi de Castelo Atrai Cerca de 150 Mil Pessoas

A celebração de Corpus Christi em Castelo, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, reuniu aproximadamente 150 mil pessoas de diversas regiões do país nos dias 18 e 19 de junho. Com o tema central “Eucaristia, Alimento da Esperança”, a festa homenageou a presença real de Jesus na Eucaristia, inspirando a confecção dos renomados tapetes ornamentais.

Este grandioso evento, que exalta a fé, a arte e a tradição, foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Eventos e Cultura (SEMTEC), em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Penha e o Instituto Irmã Vicenza. Mais de três mil voluntários, direta e indiretamente, dedicaram meses à criação dos tapetes, que cobriram cinco mil metros quadrados de ruas e avenidas.

Na elaboração dos 17 quadros e 17 passadeiras que transformaram as vias da cidade em verdadeiras obras de arte, foram utilizados materiais diversos como palha de café, pó de café, pó de serra, pedras de variadas gramaturas, folhas e diferentes tipos de flores. Outro ponto novo e interessante este ano foi a réplica da Capela de Nossa Senhora das Graças no circuito dos tapetes, em frente a essa capela que Irmã Vicenza criou o primeiro “tapetinho” no ano de 1962.

Além das celebrações realizadas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, o ponto alto da festa foi a tradicional missa campal, presidida pelo Bispo Arquidiocesano Dom Luiz Fernando Lisboa. A missa foi seguida de uma emocionante procissão com o Santíssimo Sacramento pelos tapetes, que tocou a multidão presente. O encerramento da festa foi marcado por uma belíssima queima de fogos, visível de vários pontos da cidade.

“Realizamos a festa mais linda de todas, muito bem organizada e segura. Um evento de fé e de expressão artística que emociona! Agradeço às pessoas que prestigiaram e a todos que trabalharam na organização para fazer mais uma festa especial e inesquecível. Parabéns, Castelo”, destacou o Prefeito João Paulo Nali.

Este ano, as celebrações de Corpus Christi tiveram um significado ainda mais especial com o Ano Jubilar. A Igreja Nossa Senhora da Penha foi designada Igreja Jubilar, tornando-se um local de peregrinação e oração. Durante a festa, os fiéis que a visitaram com sinceridade puderam receber a Indulgência Plenária, um sinal da misericórdia divina que renova e fortalece a caminhada cristã.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.