30 de outubro de 2025
A Prefeitura de Castelo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Eventos e Cultura (SEMTEC), em parceria com a Coordenação de Geologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), realizou, no dia 29 de outubro, a 1ª “Formação de Professores em Geodiversidade, Paleontologia e arqueologia em Castelo”. O evento, uma iniciativa inédita no Estado, ocorreu no Teatro Municipal “Sebastião Artênio Merçon”.
Com o tema central “Geodiversidade e sua relação com os monumentos locais que apresentam importância cultural”, o curso teve como objetivo capacitar 30 professores de história, geografia e ciências da rede municipal de ensino de Castelo para aplicar esse conhecimento em sala de aula. A formação visou promover a disseminação das Geociências e das recentes e importantes descobertas paleontologicas na Gruta do Limoeiro.
A programação da formação foi abrangente, contando com palestra, prática de descrição de rochas e feições morfológicas, almoço, visita guiada à Gruta do Limoeiro e desenvolvimento de métodos de aplicação da geodiversidade nas respectivas disciplinas.
O curso foi coordenado por Ariadne Marra de Souza, professora do Curso de Geologia da UFES de Alegre, seguindo uma proposta que integra o convênio firmado entre a UFES e a Prefeitura, e por José Luiz Neves, diretor de História Natural da SEMTEC.
Segundo a secretária da SEMTEC, Léia Ringuier Nali, “Nosso objetivo com essa formação foi capacitar nossos docentes para a identificação dos elementos da geodiversidade, únicos do nosso município. Um momento de grande importância. Parabenizo a todos que participaram desse momento.”











Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.