FECHAR
ONDE VISITAR

Parque Estadual Forno Grande

Local: https://maps.app.goo.gl/w2YZKjgE7D8vs4WEA

No parque, a 2.039 metros de altitude está o pico do Forno Grande, um grande maciço rochoso e o segundo ponto mais alto do Espírito Santo. De um lado é possível visualizar o Pico da Bandeira e de outro o mar e as cidades litorâneas. Reconhecido em toda a região, foi comparado a grandes torres de um castelo medieval, sendo parada obrigatória para muitas descobertas. O clima agradável é um convite a caminhar por suas trilhas que revelam paisagens magníficas e inesquecíveis.

O parque Estadual é gerido pelo IEMA (Instituto Estadual de meio Ambiente e Recursos Hídricos), conta com Centro de Visitantes pra receber turistas e pesquisadores.

Horário de funcionamento: 8 às 16 horas.
E-mail: pefg.iema@gmail.com

  • Não necessita agendamento.
  • ATENÇÃO: o acesso às trilhas só é permitido até às 14 horas.
  • Escalada ao pico do Forno Grande: Diariamente, com saída às 06h e 6h30. Necessário agendamento.

Site https://iema.es.gov.br/PEFG


Parque Estadual Mata das Flores

Local: https://maps.app.goo.gl/qtoJ2XXGz4zAZ6XY9

Gerido pelo IEMA, o parque ainda preserva a Mata Atlântica. Nele é possível encontrar espécies milenares como o gigante Jequitibá Rosa, além de delicadas orquídeas.

Distância da sede: 4km
Informações: (27) 99956 4904
Site: https://iema.es.gov.br/PEMF
E-mail: pemf@iema.es.gov.br


Gruta do Limoeiro

Local: https://maps.app.goo.gl/4L2VzsS4XzFq7EhE9

A Gruta do limoeiro está localizada a 15 km da sede do município, e sua origem está associada aos planos de estratificação do mármore. Em 1979, trabalhos de prospecção arqueológica detectaram vestígios da presença humana no local desde 5.000 anos atrás, até o período ceramista, o que a tornou a mais importante área de estudos sobre a pré-história do espírito santo.
Recentemente, novos estudos identificaram fósseis de animais da megafauna brasileira. a megafauna refere-se aos grandes animais que habitavam o Brasil durante o período do pleistoceno, que terminou cerca de 10.000 anos atrás. Esses animais eram significativamente maiores do que a maioria dos animais modernos. Na Gruta do Limoeiro foram identificadas as seguintes espécies: Toxodonte, Preguiça Gigante e o tão conhecido Tigre Dente de Sabre.

Esses fósseis são valiosos para entender a biodiversidade e os ecossistemas da era pleistocênica no Espírito Santo, bem como as mudanças ambientais e climáticas que ocorreram no final do período.
Com tanta história para contar, a Gruta do Limoeiro é de extrema relevância para o turismo e a cultura do estado do Espírito Santo e de todo o Brasil.

O Local conta com condutores, centro de visitantes, infraestrutura de recepção, auditório, sala de exposição, sanitários e loja do agroturismo.

  • Obrigatório uso de calçado fechado durante a visitação

Distância da sede: 15km
Informações e agendamento: (28) 99986 1542
Visitação: terça-feira à domingo – 09:00h às 16:00h


Casa do Artesão

Local: https://maps.app.goo.gl/EuJhemeruXAENYu49

Local onde encontra-se as belezas e as delícias produzidas na região, feitas com todo carinho pelas mãos dos artesãos do município. Oferece produtos como cachaça, cafés e biscoitos, além do artesanato que exibe lindos trabalhos feitos com tecidos e fios, madeira, reciclados e outros

Atendimento: Segunda a sábado e feriados das 13:00 às 19:00 horas
Informações:(28) 99910-6647
Instagram: @casadoartesaooficial


Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha

Local: https://maps.app.goo.gl/6gxhPyJzvZiLbkfVA

Localizada no centro da cidade, a monumental igreja, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, revela a todos o tamanho da religiosidade do povo castelense e expressa a devoção à Santa Mãe de Deus. Seus belos vitrais chamam a atenção pela riqueza de detalhes. Lugar de oração, é destino certo de todos que procuram paz espiritual.

Informações: (28) 3542 1144
Instagram: @paroquianossasenhoradapenhaoar


Santuário de Aracuí

Local: https://maps.app.goo.gl/CZYbXLCyQP9nyzgi7

O santuário erguido em homenagem à Nossa Senhora Imaculada Esposa do Divino Espírito Santo, é um local único de peregrinação e fé. O local recebe mais de três mil visitantes por mês, mas a data de maior movimento é o dia 13 de maio.

Existem, no santuário, vários monumentos em mármore, imagem de Cristo em um tablado de madeira, imagem da Imaculada, vários altares e muita natureza.


Casarão da Fazenda do Centro

Local: https://maps.app.goo.gl/RT5w2cD5rJ3tTEASA

Marco histórico da colonização de Castelo pelos desbravadores portugueses, escravos negros e trabalhadores italianos, o Casarão da Fazenda do Centro reflete a imponência dos áureos tempos do café. Fundada em 1845, por Antônio Vieira Machado, a fazenda recebeu o nome devido a sua posição geográfica, que a tornava um ponto de encontro obrigatório dos demais fazendeiros da região para os negócios, festas e comemorações religiosas.

Casarão da Fazenda do Centro faz parte do Conjunto Arquitetônico tombado pelo Conselho Estadual de Cultura no ano de 1984. Hoje restaurado, é administrado pelo Instituto Frei Manuel Simon.

O Casarão fica aberto à visitas monitoradas de Terça a Domingo

Atendimentos: Terça-feira a Sábado – 09h às 16h / Domingo – 10h às 16h
Informações: (28) 99912-0047 / (28) 99981-3552/ (28) 35420394
Instagram: @institutofreimanuelsimao


Parque Beira Rio

Local: https://maps.app.goo.gl/YG5P2xALjbKfJZcZ9

Trata-se de um parque municipal urbano, localizado no bairro Independência. Atrativo para quem procura tranquilidade, lazer e contato com a natureza.


Castelinho

Local: https://maps.app.goo.gl/GkmY3HGHt5vGoFDT7

A Biblioteca Pública Municipal “Ciro Vieira da Cunha”, conhecida como Castelinho, foi inaugurada em 1982, no local onde era o antigo Viradouro da Rede Ferroviária Federal, que foi desativado no ano de 1962. O nome da biblioteca é uma homenagem a Ciro Vieira da Cunha, nascido em São Paulo, em 1º de junho de 1897 e falecido no Rio de Janeiro em 1976. Formado em medicina, morou em Castelo entre os anos de 1925 e 1932. Durante esse período foi médico, delegado, professor e vereador. Dedicou boa parte de sua vida às letras, sendo um dos escritores mais lembrados pelos Castelenses. Castelinho fica localizado no centro urbano, marcado pela sua imponência arquitetônica. É um atrativo turístico e um dos principais cartões-postais do município.


Rampa do Ubá

Local: https://maps.app.goo.gl/kVpLdvaS7FQrBfvx7

Situada na localidade de Córrego de Ubá, a rampa sagrou-se palco das maiores competições de voo livre realizadas no céu do Espírito Santo, sendo elas nacionais e internacionais ao longo dos anos. Ubá é considerada uma das maiores e mais belas rampa de voo livre do mundo devido a suas condições de voo, da natureza no seu entorno e da espetacular paisagem montanhosa.


Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Santinha)

Local: https://maps.app.goo.gl/GTEuEb4Jr9jNnqGX6

Fundado há décadas, o santuário está bem próximo ao centro da cidade. Os romeiros vão de encontro a um ambiente que reúne ingredientes como a paz, a tranquilidade e espiritualidade. Como o dia da santa é dia 12 de Outubro, é realizada uma procissão até santuário.

No centro do santuário, cercado de água, esta suspensa à imagem da Padroeira do Brasil, erguida em um barco estilizado, logo atrás da santa esta a imensa pintura junto aos azulejos, da épica pescaria que há séculos resultou no achando da imagem de Nossa Senhora Aparecida, e ainda possui um cruzeiro com área para ascender velas.


Pedra da Onça

Local: https://maps.app.goo.gl/XmBDBUAffj8W6mgf9

A Pedra da Onça é um afloramento rochoso que se destaca na região do Vale da Prata. Possui 700metros de altitude e utilizado para prática de Esportes Radicais e Aventura. Em 2014 sediou o campeonato Mundial de Wingsuit. A pedra é frequentemente visitada por praticantes de Base Jump e trekking.




Pedra da Onça

Local: https://maps.app.goo.gl/Pst67WXNZR1e6atUA

A Pedra do Cabrito é um afloramento rochoso que se destaca como um dos principais picos de base jump Wingsuit do Brasil. Já recebeu o Campeonato Brasileiro de Base jump e também foi cenário de matérias do Esporte Espetacular, Rede Globo, e filmagens de comerciais de veículos.


Cruzeiro das Missões

Local: https://maps.app.goo.gl/t2xH3U1pnnV1UJqq7

Erguido no conhecido “Morro do Niterói”, é agraciado com uma incrível vista da cidade de Castelo. Acessado pelo bairro Niterói, é destino certo de romeiros e aventureiros dispostos a encarar um trekking de boa altimetria.



Cruzeiro do Caxixe

local: https://maps.app.goo.gl/gX7UkcNjrSnUCX98A

Local de visita dos praticantes de trekking, off road e acampamento selvagem, o Cruzeiro do Caxixe está na localidade de Forno Grande a cerca de 1500 metros acima do nível do mar. Natureza incrível, vista para Pedra Azul, Pico do Forno Grande e Parque do Caparaó, além dos mais belos nascer e pôr do sol que você pode ver.



Reserva Kaetés

Local: https://maps.app.goo.gl/AU5hJt6yow89t99WA

Reserva Kaetés: um refúgio para a Saíra-apunhalada

A Reserva Kaetés, foi criada pelo Instituto Marcos Daniel, por meio do Programa de Conservação da Saíra-apunhalada, com o propósito de proteger o habitat da saíra-apunhalada (Nemosia rourei). Uma das aves mais raras e ameaçadas do mundo, encontrada exclusivamente na Mata Atlântica das Montanhas Capixabas.
Com uma área de 667 hectares, a reserva foi adquirida em 2021, graças ao apoio de organizações internacionais como World Land Trust (Reino Unido), Rainforest Trust (EUA) e American Bird Conservancy (EUA). Em 2024, a área recebeu oficialmente o status de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), consolidando-se como um espaço de proteção perpétua.

Entre os principais atrativos, destaca-se a torre de observação, com 37 metros de altura, posicionada estrategicamente para oferecer uma vista privilegiada da copa das árvores e possibilitar a observação da diversidade da fauna e flora local.

A estrutura foi projetada para garantir segurança e estabilidade, permitindo o uso de telescópios, lunetas e binóculos proporcionando uma experiência única para pesquisadores, observadores de aves e apaixonados pela natureza.

Devido à sensibilidade ambiental da área, o acesso à reserva é mediante agendamento. O valor da entrada é de R$90,00.

Para mais informações e agendamento de visitas, entre em contato pelo telefone: (27) 99784-6745.

Site: https://reservakaetes.com.br
Telefone de contato: (27) 99784-6745
Telefone de contato:(28) 999191606
Instagram: @quacuvira



Guaçu Virá

local: https://maps.app.goo.gl/gKKcnB7Y3Td6EybQA

O Centro de Desenvolvimento Sustentável Guaçu Virá (CDS Guaçu Virá) surgiu em 1993 da Associação de Amigos da Terra, no município de Venda Nova do Imigrante, tendo sido oficialmente constituído em 1996. Nosso objetivo é promover o desenvolvimento sustentável em consonância com o desenvolvimento econômico, social, cultural e a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente na região entre os Parques Estaduais de Forno Grande e Pedra Azul, abrangendo os municípios de Castelo, Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins.

Atividades: Circuito de Trilhas, horta vertical orgânica, sistema Agroflorestal, viveiro de mudas, fábrica de ração, meliponário, fazendinha ecológica.

Site: https://guacuvira.org.br/
Informações: (28) 999191606



Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.